Jamones e Embutidos

Qualidade, autenticidade e garantia do melhor a mesa do consumidor!

Queijos Especiais s

De origem autóctones, especiais, com texturas e sabores peculiares.

SABOR MEDITERRÁNEO

Uma verdadeira viagem gastronômica ao Mediterrâneo.

CERVEJAS ESPECIAIS

Uma perfeita seleção para o clima tropical brasileiro!

Faça-nos uma visita! Quase um bistro e uma taberna!!!!


segunda-feira, 1 de junho de 2015

Comidinhas Ibéricas

A partir de 23 de maio de 2015 começamos a campanha VIAGEM AO MEDITERRÁNEO ATRAVÉS DAS COMIDINHAS IBÉRICAS

Conheçam o nosso espaço! Charme total! 

R. Dr. Fadlo Haidar, 147 - VILA OLIMPIA

São cervejas especiais, cava, jamon, queijos ....Horário somente das 9 as 18hrs de segunda as sextas. A noite somente com reservas para eventos, cursos ou com grupos acima de 12 pessoas.

Cerveja para os dias Frios


Como o friozinho já deu o ar da graça em SP com o começo do outono, vem o clima perfeito para as cervejas que devem nos aquecer. 


E segue a nosso seleção para este clima : Sagra IPA, Sagra Red, Burro de Sancho Black.


Pata Negra ou Porco Preto

O FAMOSO PATA NEGRA 

Em Extremadura, no sudoeste da Espanha, fronteira com Portugal, o solo pobre e pedregoso da região sustenta um bosque primitivo, moldado pelo homem, pela natureza e pelos animais há milhares de anos.
No lugar predominam as castanheiras, também chamadas de incinas, árvores que produzem as bolotas, alimento preferido do porco ibérico. Nos meses de novembro e dezembro, as bolotas, que em espanhol se diz BELLOTAS, amadurecem e caem no chão. Com extrema habilidade, os porcos retiram a casca amarga e comem só a polpa, principal responsável pelo sabor inconfundível do presunto de bolota, o PATA NEGRA, iguaria que no Brasil pode custar mais de R$ 200 o quilo.O nome científico da incina, também chamada de azinheira, é Quercus Ilex.  Ela é parente do carvalho, de onde se tira a madeira para a fabricação de tonéis de vinho, e do sobreiro, espécie mais comum em Portugal, onde a casca cortiçosa é usada na fabricação de rolhas. Os fiscais da Associação dos Criadores exigem que 40% do peso de engorda do porco seja proveniente só da ingestão de castanha. Nessa fase, é proibido dar outra comida aos animais.

Os fiscais que examinam a qualidade do rebanho podem chegar a qualquer momento na propriedade, inclusive aos domingos, para verificar a quantidade de bolota no campo. Se considerarem que há poucas bolotas para o número de animais, todo rebanho é desqualificado. Outra exigência ainda dos fiscais para a fabricação do presunto de bolota é de que os porcos sejam animais puros da raça ibérica. O porco ibérico faz parte de um agrupamento racial que se formou na pré-história, época também chamada de pedra polida, quando o homem inventou a agricultura e domesticou os primeiros animais.
O porco pertence a um tronco chamado de mediterrâneo, que se estabeleceu na Espanha e em uma pequena parte de Portugal. Ele também é chamado de pata negra por causa da manchinha escura que envolve os cascos.
Os animais são abatidos com 150 quilos, aos 16 meses de idade. Na Espanha, porcos de raças modernas, criados em confinamento, levam a metade do tempo para atingir o mesmo peso, mas em compensação, a carne do porco ibérico, usada para produzir o presunto, vale até 100% mais. Em um frigorífico especializado no abate do porco ibérico, os veterinários do Ministério da Agricultura fazem o controle sanitário e conferem os dados de rastreabilidade dos animais contidos em um código de barras. Todos são registrados como Produto de Denominação de Origem.Depois do abate, as peças são separadas. Os pernis e as paletas, que são as partes dianteiras, são separados para o preparo do presunto. Depois de retirar o excesso de gordura, as peças são mergulhadas em um tanque de sal marinho. Acomodadas em camadas, são levadas para um depósito climatizado, onde passam 10 dias. Então, são lavadas para retirada do excesso de sal, mas é na maturação lenta que a carne vai perdendo água e gordura. Os presuntos descansam com temperatura, ventilação e umidade controladas. O processo todo leva, no mínimo, três anos. De seis em seis meses, os presuntos tomam outro banho de azeite de oliva, o que evita o aparecimento de ácaro que pode estragar a carne.
A Espanha produz hoje 1 milhão de peças de presunto pata negra no ano.
... os maiores consumidores do presunto de bolota são os próprios espanhóis, em cuja mesa ele não pode faltar. “Quem prova este presunto nunca mais esquece. Ele provoca uma explosão de aromas na boca e a gordura entremeada nas fibras tem sabor de castanha, é suave e pode ser consumida sem culpa porque esta gordura faz bem ao coração.
Por Daniela Cardos
Matéria publicada em revista especializada e adaptada ao nosso blog

Manipulação do Jamón



...AQUI VAI UM LINK DE UM VÍDEO, APRESENTANDO O GRANDE ESPETÁCULO DO MESTRE JAMONEIRO, ALÉM DISTO UMAS FOTOS DO PASSO A PASSO PARA A MANIPULAÇÃO DO JAMON, SEJA O SERRANO OU PATA NEGRA DE BELLOTA OU CEBO,  SIGAM O MESTRE E TENHAM EXCELENTE APROVEITAMENTO DA PEÇA. 

https://www.youtube.com/watch?v=8tRRjjNU-8s






APROVEITANDO FICA A DICA : VINHOS TINTOS FRUTADOS PODEM ACOMPANHAR PERFEITAMENTE O JAMON. CASO QUEIRAM, PODEM SE MANTER EM TERRENO ESPANHOL COM A ESCOLHA DO TRADICIONAL JEREZ, NESTE CASO É UMA EXCELENTE PEDIDA! MAS TAMBÉM PODE SEGUIR PELO CAMINHO DOS VINHOS ELABORADOS DE GARNACHA, OU SHIRAZ COM GARNACHA, OU TEMPRANILLO COM GARNACHA, DE ORIGEM ESPANHOLA. 

NOVAS AVENTURAS ! 

VINHOS PORTUGUESES DO DOURO DA UVA DE TOURIGA NACIONAL; CALIFORNIANOS DE ZINFANDEL;  UM EXCELENTE PINOTAGE SUL AFRICANO; OU UM ELEGANTE MALBEC ARGENTINO; CHILENOS COM MUITA FRUTA E UMA MADEIRA BASTANTE HARMONIOSA.... 

LEMBRE-SE : NOS VINHOS BUSCAMOS SUA ESSÊNCIA, SUA ALMA, E NÃO MADEIRA. AGORA SOMENTE DESFRUTE!

Por Daniela Cardoso

Tapas


Caros brasileiros e amigos,


Aqui nesta saborosa proposta da Sabor Mediterráneo, vamos apresentar o verdadeiro conceito das "Tapas", pois ainda é um conceito relativamente jovem para nós os brasileiros, mas já parte da essência espanhola. Dizem que na Idade Média, este tipo de petisco foi criado do tamanho ideal para tapar (tampar) a boca dos copos com vinho. Assim, as moscas não caíam dentro deste copo.


Ufa! ainda bem que o conceito hoje é outro, não se trata mais de uma higiene, e sim de comidinhas rápidas, e que não deixam de ser uma forma, um estilo de vida ou de ser. Um tipo de petisco saboroso, descontraído e com uma personalidade bastante dinâmica, pois há inúmeras formas de compor as tapas e assim fugir do tradicional. Inovar e criar a cada momento!
Por Daniela Cardoso

Gusta Café Y Gastronomia



O GUSTA CAFE Y GASTRONOMIA (Restaurante Mediterranêo), realizou em seu espaço pequenino e charmosinho, o 45o evento de harmonização, contou com a presença de vários clientes e que curtiram este noite harmonizada por bons vinhos, comida e um baile de Flamenco sólo, interpretado pela bailarina Andrea Kallas. Uma mescla bastante interessante de aromas, sabores, texturas, cores e música, uma curiosa harmonização. A noite foi comandada pelo chef Nando Lancho, espanhol e formado na arte culinária dentro de sua terra natal, pois de um jeito particular trouxe para o nosso Brasil os ares da alegria de sua Espanha para perto de todos que lá frequentam. Os pratos foram desafiadores para harmonização, mas foi uma deliciosa proposta que ao final fechou com chave de ouro.

Menu


Salada de pêssego com “jamón”, folhas variadas e sementes de gergelim com molho de aceto,

azeite extra virgem e sal do mediterrâneo

Altozano Rosé Finca Constancia - Tempranillo e Syrah – Toledo- 2013

Massa folhada de vieiras alho poró.

Canforrales Tempranillo Clasico – Tempranillo – Castilla - 2013

Arroz negro com Bacalhau

Care – Garnacha e Syrah – Cariñena - 2012

Sobremesa Tarta de San Marcos – Torta de San Marcos

(Pão de ló, recheado com chantilly, chocolate amargo e com crosta de creme catalão)

Solera 1847 - Jerez Oloroso Gonzalez Byass (fortificado doce) – Palomino e Pedro Ximenez – Jerez

Dicas de Pratos e Harmonizações


As harmonizações normalmente são encaradas como os maiores desafios e de fato são, mas aqui vai uma dica inicial para ajudar nesta aventura. 

Jámon 

O jamon seja serrano ou ibérico, deve ser fatiado com lâminas de finas espessuras, pois depende desta espessura para que a carne fique ainda mais saborosa. Ela deve ser consumida como aperitivo ou também permite a combinação com outros ingredientes de pratos principais ou saladas. 

Elementos a considerar para qualquer harmonização entre vinho e comida : gordura, textura, cor do prato, os sabores e temperatura. 

COR : recomenda-se um tinto ou um rosé, seja para uma jámon serrano ou ibérico, porém o corpo deve mudar de um para o outro. 

GORDURA : para um serrano, prepare um vinho com corpo médio-encorpado e bastante equilibrado (álcool, se houver madeira, e de preferência bastante frutado), no caso do ibérico, por ter mais gordura entremeada na carne pede um vinho também mais gorduroso, ou seja com mais estrutura, mas vamos nos ater a mesma linha, bastante equilibrado entre os elementos já citados no serrano, porém mais encorpado. 

TEXTURA: Caso seja harmonizado com um ibérico, a textura é mais firma da fibra da carne e o gosto fica mais acentuado e apresenta uma acidez mais equilibrada, em vista disto um vinho tinto encorpado com muita fruta é o mais indicado. 

IMPORTANTE:  nenhum ingrediente ou elemento deve se sobrepor ao prato. Evidente que esta é uma dica básica e havendo outros ingredientes ou outros fatores relevantes devemos nos ater para garantir o maior sucesso das alquímias. 


Daniela Cardoso
Sommelière 

Vinhos e Espumantes


Vinhos selecionados para compor nossa adega e melhor atender nossos clientes. 



Bodega López Morenas desde 1943 produz o Cava dentro da única região reconhecida (DOC) dentro de Extremadura - Almendralejo. Uma elegância de vinho espumante elaborado dentro das técnicas champenoise (tradicional), com a variedades de uva de Macabeo e Parellada. Aromático e de sabor bastante frutado que lembra maça e frutas cítricas. Possui incrível frescor, equílibrio e apresenta nota de tosta (típico) . Um lançamento com exclusividade no Brasil! Uma harmonização perfeita para entradas, pratos mediterrâneos e pescados e petiscos. Degustado e Aprovado! 
ORIGEM:  Extremadura - Espanha.
HARMONIZAÇÃO:  Carnes especiais.
TEMPERATURA IDEAL PARA CONSUMO: 5°- 6°C
ALC.-  11,5% Vol.
FORMATO: 75cl




http://sabormediterraneo.com.br/30-cava

Queijos Especiais











Queijos da Península Ibérica nos tipos cabra, manchego, ibérico entre outros. Sabores e texturas especiais que tornam os pratos mais nobres e com maior complexidade. Perfeitos para saladas, pinchos, tapas (aperitivos), risotos, sobremesas e muito mais. A Sabor Mediterranéo oferece também aos clientes a oportunidade de encomendar suas tábuas de frios . 
Contate-nos.


Queijo Ibérico Espanhol

Queijo Ibérico Espanhol é um dos queijos mais consumidos no país, é considerado um dos queijos mais populares, devido suas particularidades aromáticas. É elaborado a partir de uma mescla de leites sendo: vaca, ovelha e cabra, com curação de 60 dias. Perfeito para saladas, aperitivos, sobremesas do tipo cheese cake... e para outras receitas que se aventurarem.



Queijo de Ovelha Manchego

Queijo Manchego D.O. , elaborado a partir do leite de ovelha Manchega da Espanha. Possui características próprias que atendem respectivamente o que a Denominação de Origem estabelece, tanto em formato, curação, tipo de leite, origem, entre outros requeridos, o que torna o queijo complexo e com potencial para curação. Perfeito para aperitivos, risotos, pratos mais elaborados ....


http://sabormediterraneo.com.br/12-queijos-importados

Cervejas Artesanais


Uma linha de cervejas inspiradas nos estilos mais tradicionais do Velho Mundo: Inglaterra, Bélgica e Alemanha e que atendem as várias estações do ano. Buscamos nestas seleções garimpar novidades para conquistar o paladar dos cervejeiros mais exigentes.


Lançamento no Brasil:

Sagra e Burro Sancho nos estilos: IPA, Red Lager, Premium Pilsen, Wiess, Gold, Red e Black (Stout). 

   




Jamones e Embutidos



JAMONES

O Jamon é um tipo de presunto cru, o qual recebe este nome devido a procedência da carne do cerdo (PORCO). Neste caso chamado de jamon ibérico, porque a espécie vive dentro da Península Ibérica e ainda possui particularidades que inclui desde a espécie animal e seu respectivo cruzamento, além de seu íntegro preparo (criação deste animal, abate, salga, curação...).



A partir da carne de cerdo é possível elaborar vários tipos de embutidos, os quais com cada vez mais frequencia encontramos nos menus dos restaurantes pelo Brasil afora, pois fora do país a iguaria, assim como são conhecidos  já são bastante tradicionais e aqui ainda uma novidade. 

A SABOR MEDITERRÁNEO trouxe para a mesa do brasileiro uma qualidade incomparável de jamones, os quais hoje já está entre algumas preferências de chefs. QUEM PROVA, APROVA! 

A Sabor Mediterraneo importa com exclusividade somente de criadores, os quais realizam todo o processo do começo ao final, tendo em vista pontos importantes do produtor como : possuir animais próprios de procedência, e logo, produzir o melhor com selos de autenticidade.  A idéia é promover uma experiência gastronômica excepcional, desde o jamon Serrano (porco branco que cura durante um tempo mínimo de 12 meses) até o famoso Bellota (DOC) (porco preto ou ibérico que se alimenta de pasto e bellotas com curação de até 36 meses). Maciez, suculência, sabor, textura, tudo! Uma viagem única! 

Pode ser servido de várias formas, seja em tapas frias, quentes, hamburguer, lanches, ensopados, canapés, saladas, pipocas.... o que sua criatividade permitir. 

←  Anterior Proxima  → Página inicial